Lua e Menstruação
Crescente, cheia, minguante e nova. Estas são as fases da Lua, que, curiosamente, se conectam com o ciclo menstrual. Antigamente, este vínculo entre mulher e natureza estava presente na cultura de sacerdotisas celtas, por meio de rituais e celebrações. Desde pequenas, as crianças eram ensinadas que a menstruação era sagrada e que devia ser valorizada.
Segundo a Terapeuta britânica Miranda Gray, é importante saber a fase que a mulher se encontra em cada momento e que se questione como o seu estado atual pode interferir no dia a dia. Dessa forma, fica mais fácil se entender e compreender as alterações de humor ao longo do mês.
Os estados hormonais e de humor femininos estão relacionados com as fases da Lua. Assim como a Lua demora cerca de 28 dias para dar uma volta completa na Terra, o ciclo menstrual da mulher é de 28 dias aproximadamente. Desta maneira, nossos ciclos se conectam assim como as quatro fases lunares: lua nova, quarto crescente, lua cheia e quarto minguante.
Esse costume se deu graças à inexistência de tecnologia, que forçava os indivíduos a marcar o tempo por meio da observação das fases lunares. Com o tempo percebeu-se que o ritmo natural de toda mulher era menstruar durante a lua nova e ovular durante a lua cheia.
Isso mudou, pois a luz artificial afeta o ritmo natural feminino e faz com que a sensibilidade e o ritmo biológico se confundam, levando a ciclos irregulares e fazendo com que a menstruação venha em outra lua que não seja a nova.
Entenda a correspondência entra a Lua e a Menstruação e saiba como usá-la ao seu favor.
Pré-menstruação, lua crescente
Um boom de alegria, energia e esperança aparece e a criatividade domina as suas ideias. Este é o momento para você começar projetos e hábitos novos, pois a concentração e planejamento marcam presença em seu interior.
Assim como nós, nesta fase do ciclo, a lua também se encontra em construção, crescendo.
Todas aquelas angústias e pensamentos embaçados, dão lugar à clareza e à respostas.
Ovulação, lua cheia
Na ovulação, ninguém te segura! Você está radiante e atrai todo mundo. Neste momento, você quer socializar, estar com pessoas, abraçar o mundo. Além disso, há uma sensação maior de segurança que te permite se entregar para a vida. Todos esses sentimentos são manifestações do período mais fértil da mulher. E não só biologicamente e sim profissionalmente, socialmente, em qualquer pilar da vida.
Lua cheia já diz tudo, né? Radiante, gigante, confiante.
Pré-menstruação, lua minguante
A lua minguante é associada à feiticeira, que faz o que ela bem entender! Similar à TPM.
É o momento em que as máscaras caem, em que você se livra de tudo aquilo que está acumulado e te fazendo mal. Aproveite esta honestidade e olhe para si, olhe para os seus medos, seus hábitos ruins, o que precisa de transformação e o que precisa morrer.
Menstruação, lua nova
O corpo te chama para o recolhimento. Você se encontra em um momento reflexivo, quieto e introspectivo. Respeite suas vontades, confie na sua intuição e não se sinta mal por querer estar sozinha. A solidão é reflexo de um momento de autoconhecimento, de descanso, de reciclar a energia para começar a próxima fase da vida.
Aqui a mulher se despede de uma vida que não foi gerada, por isso é tudo tão dolorido e sensível. A morte não é só física, mas também simbólica. Todas aquelas coisas que você quis se desfazer no período anterior, estão de fato partindo.
A lua nova é praticamente invisível no céu. É o fim e o começo de um ciclo. É a semente começando a surgir.