Um tour pela nossa vulva
Vulva é a parte externa da região genital.
Compreende os grandes e os pequenos lábios, o prepúcio (aquela camadinha que envolve o clitóris), o clitóris, o púbis (a parte mais superior e protuberante onde ficam os pelos pubianos), a abertura da uretra (o buraquinho por onde sai o xixi) e a abertura que leva à vagina.
Características
Cor, tamanho dos lábios e do clitóris e quantidade de gordura também são aspectos que variam de mulher para mulher.
Inclusive, a vulva pode ter uma cor diferente do resto do corpo ou mudar durante a vida, de acordo com as variações hormonais. É bem comum esta região ser mais escura por conta da concentração melanócitos – células que produzem melanina.
Outra característica da vulva que pode se modificar ao longo da vida é sua anatomia, principalmente após a menopausa. Neste momento os pequenos lábios e o clitóris diminuem um pouco e os grandes lábios apresentam uma espessura mais fina e flácida por conter menos colágeno. Em suma, a vulva sofre as mesmas modificações que o resto do corpo durante o envelhecimento.
Respeite e aceite os pelos, eles estão lá para barrar a entrada de microorganismos do meio externo. O auxílio da lubrificação na proteção permite que os pelinhos sejam depilados.
Limpeza
A higienização da vulva deve ser feita diariamente e gentilmente durante o banho, com sabonetes que tenham o pH similar ao da vagina (entre 3,8 e 4,2). Jamais limpe a vagina, que corresponde a parte interna da região genital. Ela é autolimpante justamente para manter a proteção natural.
Durante o período menstrual, após a trocas de absorventes, a vulva deve ser bem limpa, para evitar acúmulo de secreções e proliferação de fungos e bactérias. Se precisar, use lenços umedecidos sem álcool.
O rejuvenescimento íntimo é indicado?
O Brasil é uma superpotência em cirurgias plásticas e, no último Simpósio Internacional de Cirurgia Plástica, um dado chamou a atenção: a labioplastia e o rejuvenescimento vaginal tiveram um aumento de 23%. É claro que há casos clínicos que pedem esse tipo de procedimento para melhorar a saúde da mulher, mas se a questão for apenas estética, repense se você precisa disso para ser feliz, se precisa mesmo simplesmente se adequar a certos padrões estabelecidos.