Sobre o CEMEP

Saúde Mental – Psicologia – Psico-Oncologia – Psicanálise

ESPECIALIDADES DA CLÍNICA

GINECOLOGIA

É o ramo da medicina que lida com a saúde da mulher de maneira integral. Tanto do ponto de vista anatômico e funcional (útero, vagina, vulva, trompas e mamas), como no campo emocional, buscando um equilíbrio que faça a mulher viver em harmonia com seu corpo e mente.

OBSTETRÍCIA

É o ramo da medicina que estuda o ciclo reprodutivo na mulher. Acompanha a gestação, o parto, o puerpério e a amamentação nos seus aspectos fisiológicos e patológicos, com o objetivo de proporcionar uma gestação saudável e segura.

MASTOLOGIA

É a especialidade médica que se dedica ao estudo das mamas, desde as modificações que ocorrem no parto e amamentação, até as doenças benignas e malignas que acometem as glândulas mamárias. O câncer de mama é uma das doenças mais temidas pelas mulheres e o diagnóstico precoce acompanhado de tratamento adequado e efetivo faz toda a diferença na evolução da doença.

ONCOLOGIA PÉLVICA

É a especialidade que estuda as doenças benignas ou malignas dos órgãos genitais femininos (útero, vagina, vulva, ovários, trompas). O câncer de colo, endométrio e ovário tem alta incidência na população e muitas vezes podem ser evitados ou pelo menos achados precocemente através de exames preventivos, o que aumenta muito as chances de cura.

ENDOMETRIOSE

É o achado de tecido endometrial (que é a camada interna do útero) em áreas diversas (principalmente em cavidade pélvica), e pode causar cólicas, dor às relações sexuais e infertilidade. É uma doença que altera o bem estar físico e emocional das pacientes e necessita tratamento clínico e/ou cirúrgico.

CIRURGIA MINIMAMENTE INVASIVA

O objetivo da medicina hoje é oferecer tratamentos sempre menos invasivos, seja através de novas técnicas, ou de vias de acesso como as cirurgias laparoscópicas e histeroscópicas. Isto proporciona melhores resultados pós operatórios com menos dor, hospitalização por menor tempo e recuperação mais rápida.

CIRURGIA ROBÓTICA

É um procedimento que oferece precisão no tratamento de algumas doenças (principalmente endometriose e tumores ginecológicos) com visão mais apurada e segurança maior na manipulação das estruturas a serem abordadas numa cirurgia.

PSICOLOGIA E SAÚDE MENTAL

É a ciência que trata dos estados e processos mentais, do comportamento do ser humano e de suas interações com o ambiente físico e social. Estuda o que motiva o comportamento humano – o que o sustenta, o que o finaliza e seus processos mentais, que passam pela sensação, emoção, percepção, aprendizagem e a inteligência. O corpo e a mente são estudados pela psicologia de forma integrada e não separadamente.

O objetivo final é a saúde mental do indivíduo e sua qualidade de vida. A resolução dos problemas psicológicos significa uma situação melhor de relacionamento com a sociedade, família e consigo mesmo (com seus pensamentos, desejos e sentimentos).

PSICO-ONCOLOGIA

É uma especialidade da Psicologia e uma subespecialidade da oncologia que procura compreender as dimensões psicológicas presentes no diagnóstico oncólogico, tais como o impacto do câncer no funcionamento emocional do paciente, de sua família e dos profissionais de saúde envolvidos em seu tratamento.

BIOFEEDBACK

O Biofeedback tem como objetivo aumentar a percepção corporal pelas técnicas de relaxamento e respiração.
Sua aplicação é ideal para pessoas que buscam um aperfeiçoamento nos resultados a diminuição do estresse e da ansiedade no dia a dia. Para obter um melhor resultado, no CEMEP utilizamos a ferramenta Points of You, que permite a integração enrre emoção e razão.

A comunicação é parte do tratamento do paciente e ficar conversando com ele, muitas vezes, é o próprio remédio.

NOSSA HISTÓRIA

A Clínica

O CEMEP (Centro Médico Paulista) foi criado em 1972 com o propósito de um acompanhamento integral e multidisciplinar da saúde. Desde o início teve a saúde da mulher como seu principal foco nas mãos do Dr. René Nicolas Faure, Dra. Deisi Sousa Faure e Dr. Cornélio de Souza Pinto Neto (in memoriam) que com conduta ética e humana sempre inspiraram a formação dos profissionais que os seguiram.

Alguns endereços já foram sede do CEMEP como o bairro “Ibirapuera” onde ficou estabelecido por 35 anos e traz histórias de casos clínicos diversos que ali foram discutidos e solucionados. Atualmente estamos atendendo com equipe de médicos e psicóloga e mantendo o padrão de qualidade e excelência que sempre foi o objetivo da clínica.

Todo o ensinamento que nos foi transmitido foi agregado às novas tecnologias e inovações que fazem parte da evolução dos conhecimentos da saúde. As cirurgias minimamente invasivas vieram para diminuir o tempo de internação e proporcionar uma recuperação mais rápida.

As cirurgias robóticas são indicadas nos casos de cirurgias que requerem grande precisão. As cirurgias mamárias associadas com técnicas de remodelação e simetrização (preservação da arquitetura mamária) e as reconstruções nos casos que em que não é possível preservar a mama, minimizam o impacto de uma mastectomia (retirada total da mama).

O apoio de uma terapia personalizada para cada paciente é fundamental para uma adequada recuperação. A soma dos ensinamentos e técnicas tradicionais, associados a uma medicina com tecnologias cada vez mais avançadas minimiza os efeitos adversos de qualquer tratamento e proporciona bem estar físico e emocional.

A arte da medicina consiste em distrair
o paciente enquanto
a Natureza cuida da doença.

Voltaire

Dr. René Nicolas Faure

Dr. Cornélio de Souza Pinto Neto

Dra. Deisi Sousa Faure

MISSÃO E VALORES

Segundo a Organização Mundial da Saúde, a saúde não é definida como a ausência de doença, mas sim como um bem estar físico, emocional e intelectual. Para que este bem estar possa ser proporcionado ao paciente que muitas vezes chega fragilizado ao consultório, é importante que ele sinta confiança e se sinta confortável para conversar e discutir todas as variáveis de seu tratamento.

O CEMEP cresceu e se desenvolveu com a filosofia de prestar uma medicina de qualidade agregando o melhor, desde um diagnóstico preciso até o tratamento adequado, seja ele clínico ou cirúrgico sempre com humanidade, atendendo as ansiedades e esclarecendo as dúvidas dos nossos pacientes. É importante que o paciente sinta confiança, seja esclarecido e entenda o benefício e o risco de cada tratamento proposto para poder participar das decisões. Estes valores devem fazer parte da missão de um profissional de saúde e sempre nortearam a formação do nosso corpo clínico. Devemos evitar riscos desnecessários aos pacientes ao diagnosticar, acompanhar, medicar e operar. Buscar todos os recursos necessários e sempre entender e discutir com a seriedade que cada caso merece é o nosso compromisso.

Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana.
Carl Jung