1X0 para a Vitamina D

Não subestime a Vitamina D! Além de prevenir doenças como o a osteoporose, ela também pode auxiliar no tratamento do câncer.

De acordo com o oncologista Charles Pádua, diretor médico do hospital Cetus, o nutriente impede o crescimento celular e induz à apoptose (morte programada) das células tumorais.

“Por controlar o crescimento celular, a vitamina D já é prescrita em alguns casos de quimioterapia. Há relatos de redução no processo inflamatório das células e regulação da função imune do paciente”, destaca o farmacêutico Adriano Basques, gerente técnico do Laboratório Lustosa.

No entanto, a Vitamina D não é preventiva: todos os testes que buscavam esta resposta deram negativo. E tem mais, em casos de tratamento de câncer, é essencial o acompanhamento médico durante todo o processo, principalmente no momento de prescrever a quantidade da substância. Ingerir mais do que o recomendado pode causa intoxicação.

Por último, mas não menos importante

A Vitamina D é uma grande aliada para a disposição do dia a dia. Sua deficiência no organismo nos deixa mais fracas, cansadas, com dores nas articulações e enfraquece nossos ossos – em casos mais graves, pode até causar osteoporose.

É recomendado pelos médicos tomar 20 minutos de sol por dia, com protetor solar apenas no rosto para que o corpo absorva os raios solares,  e se alimentar com peixes, carnes, ovos e leite.

 

Fonte: Hoje em Dia