Xô, ansiedade!

É importante saber que, em mulheres com menos de 35 anos, o período médio para engravidar é de um ano. Já em mulheres acima dos 35, é de seis meses.

Este período, seguido de sucessivas tentativas, é inundado de ansiedade e estresse. Enquanto o bebê não vem, a angustia de possivelmente nunca tê-lo permanece firme e forte.

Infelizmente, o estado emocional tem muita relação com a fertilidade, e, consequentemente, gera um efeito dominó:

-O estresse diminui a capacidade reprodutiva de ambos os sexos.

-A dificuldade de engravidar gera frustração, ansiedade e depressão.

-A ansiedade pode alterar o ciclo menstrual da mulher, influenciando na ovulação, e assim, na capacidade de conseguir uma gestação.

No entanto, é necessário ter certeza de que o único “problema” é o tempo a geração de angustias que ele causa. O recomendado é realizar exames para eliminar alternativas que envolvam doenças, como a endometriose e inflamações pélvicas.

Quando o assunto é gravidez, não há como generalizar. Cada caso é um caso, e deve sempre ser acompanhado por um médico. É preciso ter em mente que as mulheres não tem a mesma facilidade para engravidar. Umas demoram mais e outras menos, e isso é completamente normal.

Independente de tudo, a calma sempre deve estar presente. Praticar exercícios físicos é um bom começo para aliviar o estresse.