Para o que realmente servem os apps de ciclo menstrual?

O ciclo menstrual dura em média 28 dias. Vinte e oito dias que proporcionam a vivência dos mais variados sentimentos, dores, fome, energia e preguiça.

Para facilitar a vida das pessoas, surgiram aplicativos dedicados ao ciclo menstrual. E de fato, ajuda mesmo! Além de monitorar o ciclo menstrual é possível também relatar sentimentos e sensações que acontecem durante o período, abrindo portas para um autoconhecimento mais potente.

A partir desses dados, o app cria um gráfico que pode ajudar a mulher a se organizar, fornecendo informações como “no 14º dia, você costuma ter mais dor de cabeça e nas mamas e vontade de comer doces”.

Sabendo desses padrões com antecedência, é possível tomar algumas medidas profiláticas: se você tem muita dor de cabeça no dia x, comece a tomar analgésicos dois dias antes da menstruação; se tem muita vontade de doces, prepare-se mentalmente e planeje-se para dar preferência a chocolates 70% cacau.

O problema é que muitas mulheres também usam os apps como método contraceptivo, já que eles estimam o período fértil.  Em agosto de 2018, o Food and Drug Administration (FDA), órgão regulador de alimentos e medicamentos dos Estados Unidos, aprovou pela primeira vez na história um aplicativo de menstruação como método para evitar gravidez..   

No entanto, este app precisa ser usado juntamente com um termômetro de temperatura corporal basal (TCB), mais sensível que os termômetros comuns usados para medir febre. Com as informações pessoais inseridas pela usuária e as temperaturas medidas de acordo com orientações do próprio aplicativo, a tecnologia seria capaz de informar os dias em que a mulher precisa “usar proteção” (situação indicada por um círculo vermelho) ou nos quais ela “não está fértil” (círculo verde). O desenvolvedor do aplicativo, baseado na Suécia, recomenda medir a temperatura pelo menos cinco vezes por semana e esperar três ciclos completos para que o programa entenda bem o ciclo pessoal da usuária. 

A verdade é que, como prevenção de gravidez, este aplicativo só vai funcionar para mulheres que têm ciclos bem regulares e que conhecem muito seu próprio corpo. Ainda assim, não é garantido, pois estresse, atividade física, gordura corporal, tudo interfere em nosso ciclo a cada mês. Sem contar que muitas pacientes acabam ovulando precoce ou tardiamente.

Fonte: Drauzio Varella