Já pensou em usar um coletor menstrual?

O coletor menstrual é um copinho de silicone em formato de cálice que serve para coletar o sangue durante a menstruação. Ele é colocado na entrada da vagina e vai se ajustando ao corpo da mulher ao decorrer do tempo, por isso é comum sentir um leve desconforto por volta de 2 a 5 dias.

Além de ser uma alternativa sustentável,  o coletor reduz os riscos de infecção (quando bem higienizado) e também os gastos! Ele é reutilizável e pode durar de 5 a 10 anos. Ah, e o mau odor é coisa do passado! O sangue não entra em contato com o ar, ao contrário do que acontece com os absorventes externos.

Para mantê-lo limpinho durante e pós menstruação, é necessário esvaziá-lo após 6 a 12 horas de uso, mas esse tempo é muito relativo a intensidade do fluxo menstrual de cada mulher. Em seguida, é só lavar ele com água fria e sabão neutro com o auxílio de uma esponja. Por fim, assim que a menstruação acabar, é importante fervê-lo para eliminar qualquer resquício de bactéria.

Existem dois tamanhos de coletor: um é feito para mulheres que não tiveram filhos e o outro é para aquelas que já tiveram. Qualquer pessoa pode usá-lo, com excessão de mulheres que ainda não tiveram relações sexuais, pois há riscos do hímen ser rompido.  Algumas alterações anatômicas, como septos vaginais ou alterações do colo do útero (como útero didelfo), podem fazer com que a colocação do coletor menstrual cause dor ou desconforto. 

É interessante fazer um teste em casa antes de usar o coletor fora de casa, principalmente se o fluxo for mais intenso. A forma de colocá-lo é similar a a forma de colocar um o.b (absorvente interno). Mas vai mais de cada mulher encontrar a posição mais confortável e mais prática para inserir o coletor.

Não são todas as mulheres que gostam da experiência de utilizar um coletor menstrual. A boa notícia é que não existe a opção correta. A mulher é livre para escolher entre usar um absorvente descartável comum, um coletor menstrual ou até mesmo uma calcinha absorvente. Quando se trata de menstruação, é importante avaliar as suas preferências e escolher a opção que te deixa mais confortável consigo mesma.

Obs: Mulheres alérgicas a componentes de látex ou silicone, fiquem atentas à composição descrita na embalagem do produto.