Como a Yoga pode diminuir suas cólicas menstruais?

O você faz para ajudar a melhorar as dores das cólicas menstruais?

A cólica menstrual é, sem sombra de dúvidas, uma das maiores torturas na vida da mulher. Enquanto uma parcela privilegiada das mulheres passa pelo ciclo menstrual sem vivenciar esse dor, outras sofrem todos os meses com esse incômodo. Com isso, “aqueles dias” ficam realmente insuportáveis, tornando mais difícil manter uma rotina normal.

O que você faz para amenizar e lidar com essa dor?
Já pensou em praticar yôga?
O Yôga consiste em um conjunto de técnicas milenares de respiração (pranayama), posturas (ásanas) e meditação, que buscam unificar o corpo e a mente, desenvolvendo a capacidade de reconhecer as situações e sentimentos tais quais são e lidar de forma realista e eficaz. Desenvolvendo também um maior gerenciamento e tolerância a dor, o yôga auxilia na redução da ansiedade e a tensão relacionada as dores menstruais.
Por trazer benefícios ao organismo feminino e expandir o autoconhecimento corporal, estas práticas também não poderiam deixar de ser relevantes quando o assunto é cólica menstrual.
Algumas dicas para aliviar as cólicas menstruais

Lembrando que é muito importante reservar um lugar agradável e tranquilo para a sua prática.

1-Praticar respiração (pranayama) abdominal. Ao longo do dia respirar pelo abdómen de forma lenta,relaxada, uniforme e profunda:
* Inspira, expandindo principalmente abdômen e diafragma.
* Expira passivamente, evitando movimentos bruscos, não contraia, apenas relaxe o abdômen aliviando a tensão na região pélvica.

2-Faça também respirações associando um som vibracional, o que criará uma vibração especial no seu baixo ventre permitindo a liberação da dor. Para isso basta ao expirar pela boca, fazer um som audível, profundo e visceral, como uma espécie de rugido “ohhhhhhhh”. Esta vibração atua não somente no diafragma pulmonar, mas também no diafragma da garganta e pélvico, permitindo que eles trabalhem em sintonia.

3-Evite práticas intensas, inversões e flexões para trás com muita intensidade. Deve-se relaxar completamente em cada postura ou técnica respiratória, deixando o abdômen solto e relaxado.

*Importante sempre buscar orientação de um profissional de Yôga treinado e capacitado.