Alimentação em cada fase da vida da mulher
hormonais durante a idade adulta, é fundamental para a boa saúde da mulher.
Dos 20 aos 30 anos: não existe perda de massa óssea e colágeno, e a mulher precisa apenas controlar o peso e as variações de humor devido muitas vezes aos problemas de TPM. Nessa fase é comum também a ocorrência de anemia. Indica-se o consumo de alimentos saudáveis, como laticínios desnatados, carnes magras, cereais integrais, hortaliças e frutas, além de chás, como os derivados de Camellia sinensis e Hibiscus. Para prevenir ou controlar a anemia, a orientação é consumir alimentos ricos em ferro (carnes vermelhas, feijão, folhas verde-escuras, beterraba) combinados com sucos ricos em vitamina C.
Dos 30 aos 40 anos: começa a haver a diminuição de colágeno, uma das grandes preocupações das mulheres. Indica-se o consumo de alimentos ricos em vitamina C, para melhor produção dessa proteína, além de alimentos proteicos de origem animal, como as carnes vermelhas magras. Para ajudar no funcionamento do intestino, no controle do colesterol e na saciedade, uma ótima dica é consumir a farinha de linhaça dourada.
Dos 40 aos 50 anos: a perda de colágeno se acentua e, além disso, inicia-se o processo de redução da produção de estrogênio. O metabolismo torna-se mais lento e a chance de a mulher adquirir mais peso é maior, principalmente na região da cintura/quadril. Ela passa a ter menos massa muscular. Nessa fase, além de alimentos ricos em fibras e cálcio, sugere-se o consumo de derivados de soja, ricos em isoflavonas. Caso a mulher já apresente irregularidades menstruais e alguns sintomas indesejáveis, indicam-se alimentos desenvolvidos com a finalidade de funcionar como coadjuvantes do tratamento.