Verão, Dieta e Saúde

Estamos próximos de mais um verão, estação que traz a ideia de entrar em ritmo de “preparo” do corpo. As roupas são menores e por isso a preocupação de estar “bem” com a silhueta. Aumentar atividade física, restringir alimentação, “tomar” sol, participar de confraternizações; será que estamos preparados para encarar esta mudança de rotina?

Nosso corpo tem uma capacidade de suportar esforço, de adaptação e de regeneração limitada e também diferente para cada pessoa, dependendo de suas características físicas e emocionais. O aumento de atividade física requer alimentação saudável e muito balanceada pois o corpo está canalizando mais energia para a parte muscular, que em muitos casos estava esquecida. Importante fazer uma avaliação cardiológica antes de iniciar, principalmente se faz muito tempo que você não faz ginástica.

O Sol é importante no início da manhã e final da tarde, mas em horários próximos ao meio dia acaba sendo prejudicial tanto na questão da radiação como também sendo um fator agressor que afeta nossa imunidade.

Finalmente temos a nosso favor o fato de estarmos de férias, ou no mínimo, num espírito de confraternização de final de ano e início de um ano novo com novas esperanças. Isso contribui bastante para aquietarmos nosso “stress”.

Temos que, finalmente, cuidar da parte nutricional, evitando qualquer tipo de dieta radical, pois isso é determinante para encararmos essa “maratona”. Temos que ter energia balanceada e na quantidade adequada.

Boas festas!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

 

Dr. Ricardo Faure