Tô grávida de gêmeos!
A gravidez é uma caixinha de surpresas! E cada uma tem suas particularidades e seus cuidados.
Hoje vamos falar sobre a gestação de gêmeos e o que a diferencia das demais.
Começamos pela fecundação, que pode ser monozigótica ou dizigótica.
Na monozigótica, o espermatozóide fecunda um óvulo, formando um embrião que poderá se dividir em dois. Ao se dividir, cada embrião formará um feto, um idêntico ao outro.
Na fecundação dizigótica, dois espermatozóides fecundam dois óvulos formando dois embriões. Cada embrião formará um feto, um diferente do outro.
Esta é a origem dos nomes univitelino e bivitelino. Gêmeos univitelinos se originam do mesmo óvulo e os bivitelinos de óvulos diferentes.
Cuidados em uma gestação gemelar
O primeiro passo é definir o tipo de gestação a partir de um ultrassom precoce. Se é mono ou dizigótica, se tem uma ou duas placentas, etc. Daí em diante serão determinados os cuidados que deverão ser tomados.
A gravidez de gêmeos requer o dobro de atenção, principalmente na alimentação.
É muito importante contar com o apoio de nutricionistas para manter uma alimentação saudável e sem excessos, reduzindo assim, as chances de ganhar muito peso e de desenvolver hipertensão ou diabetes gestacional.
É mito que é preciso comer por três quando se está grávida de dois.
Menos é mais
Toda grávida de gêmeos apresenta uma maior chance de prematuridade por conta do peso da gravidez. Para evitar que isto ocorra, é necessário medir o tamanho do colo do útero, responsável por sustentar os bebês.
A medida deve ser tirada entre a 20/24 semana de gestação por meio de ultrassom transvaginal. Caso o colo seja curtinho, será necessário tomar cuidados a mais, como repouso e uso de progesterona via vaginal para prorrogar a gravidez.
Ou seja, quando menos esforço, mais seguros os bebês estarão.
A frequência de consultas médicas deve ser maior a partir da 30 semana de gestação, para poder detectar precocemente a possibilidade de hipertensão e diabetes gestacional, que costuma ser mais frequente em grávidas de gêmeos.
Chegou a hora!
Mais de 70% acontecem antes da 37 semana e acabam sendo por cesariana. Para que o parto vaginal aconteça de forma segura, o primeiro bebê deve estar de cabeça pra baixo (posição cefálica) e deve ser mais pesado que o segundo bebê.