SLOW LIVING

O “slow living” é um estilo de vida ou mesmo uma filosofia de se viver a vida de maneira desacelerada. É uma mudança de mentalidade contra o conceito de que quanto mais rápido, melhor. Uma oportunidade de vivermos o presente da maneira mais intensa possível e olharmos menos para o passado e futuro.

A pandemia nos obrigou a uma reavaliação da rotina em todos os seus aspectos, desde relacionamentos e convívio familiar até a adaptação para trabalhar em casa, que pode trazer benefícios, mas também dificuldades das mais variadas. Fomos também surpreendidos com um aumento da carga emocional, por termos que incorporar todas essas mudanças e este assunto acabou sendo muito “ventilado”. O fato é que diminuir o ritmo, pode gerar um grande incremento na qualidade de vida. E normalmente, vivemos num ritmo frenético nas grandes cidades.

Estamos falando aqui de diminuir o ritmo de uma maneira geral. Já é provado que uma alimentação saudável e prática de atividade física são fundamentais para nossa saúde. É importante pararmos para as refeições, que devem ser saudáveis, balanceadas e principalmente bem degustadas, evitando o “fast food”. Devemos reservar um tempo para a prática de atividade física que deve ser feita com calma.

Quando falamos em medicina em contraponto à telemedicina, que também ganhou força neste período, até que ponto ela deve ser usada? Qual a melhor forma de ajuda? Para quais pessoas, situações e regiões? Até que ponto não é importante conhecer quem estamos tratando, com todas as suas características? Quanto tempo devemos avaliar um paciente para sabermos diagnosticar as alterações e doenças? Uma consulta virtual com exames complementares, pode substituir o contato humano?

O objetivo está em encontrar o passo certo, vivendo o tempo em vez de apenas contá-lo. Fazer tudo da melhor maneira possível, em vez de o mais rápido possível. É uma questão de qualidade e não de quantidade, independentemente de onde estivermos. Devemos ajustar prioridades e estarmos presentes com “plenitude, disponibilidade e atenção”. Fazer tudo com concentração e na hora certa, reservando tempo para cada atividade.

Dr. Ricardo Faure                                                                Fonte: Casa Vogue