Janeiro Branco

A Campanha Janeiro Branco é dedicada a colocar a saúde mental e emocional em máxima evidência, em nome da prevenção ao adoecimento emocional. É incentivada por psicólogos e profissionais da saúde, além de grupos que acreditam na saúde mental e emocional de qualidade.

A virada do ano é um período de reavaliação da vida. A campanha convida as pessoas a pensarem em suas vidas, o sentido e o propósito dela, o quanto elas conhecem sobre si mesmas, suas emoções, pensamentos, a qualidade dos seus comportamentos, relacionamentos, se são ou não felizes.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o crescimento das taxas de depressão, doenças crônicas, ansiedade e mesmo suicídios, reflete o tipo de sociedade e relações sociais que a humanidade tem desenvolvido nas últimas décadas e nos traz a coerência da campanha, em um período onde as taxas, acima mencionadas, apresentam um aumento significativo.

Todo esse movimento da campanha, associado ao aumento da expectativa de vida, nos faz entender a importância do autoconhecimento, que em alguns casos dependem de acolhimento profissional, sem preconceitos e tabus, que muitas vezes nos afastam da realidade, nos impossibilitando de viver com mais qualidade de vida e alegria.

Dra. Patrícia Pereira Faure

Fonte: OMS ( Organização Mundial da Saúde)