JANEIRO BRANCO – SAÚDE MENTAL

Iniciamos mais um ano e voltamos a falar sobre saúde mental e “qualidade emocional”. O fim do ano é época de reavaliação da vida e todos estão sempre voltados a resolver as pendências até a virada do ano, para iniciar um novo ciclo.

A campanha “Janeiro Branco” convida as pessoas a pensar sobre o propósito da vida, o quanto elas conhecem sobre si mesmas, quais são suas emoções e pensamentos e a qualidade dos seus comportamentos e relacionamentos.

Estamos vivendo um período de intolerância entre as pessoas, cada um se preocupando com seus problemas e diferenças. A alta competitividade desde o início da educação e a quantidade de informação levam as pessoas a adoecerem mais precocemente por “estafa”. Somado a tudo isso temos as redes sociais, que muitas vezes levam as pessoas a adoecerem por se preocuparem mais com a vida alheia do que com sua própria vida. Até que ponto é saudável “postarmos” nosso dia a dia e quanto disso é verdadeiro??

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o crescimento das taxas de depressão, doenças crônicas, ansiedade e mesmo suicídios, reflete o tipo de sociedade e relações sociais que a humanidade está vivendo e nos traz a coerência da campanha.

A prevenção do adoecimento emocional pressupõe reavaliação dos nossos objetivos e mudanças no estilo de vida.

Quem cuida da mente, cuida da vida!!

 

Dra. Patrícia Pereira Faure

Fonte: janeirobranco.com.br – OMS