Decifrando os sonhos
O psicanalista Carl Jung, afirma que o inconsciente nos passa mensagens através de imagens.
Aqueles sonhos repetitivos na verdade são pura insistência do inconsciente de tentar nos fazer compreender o que é tudo aquilo que está sendo mostrado e dito para podermos aplicar na vida real.
Para começar a entender a mensagem que os seus sonhos querem te passar é preciso identificar o tipo de sonho. Jung define os seguintes tipos:
Sonhos Traumáticos
São aqueles que remetem a um trauma passado ou recente, mas que talvez ainda não tenha sido superado. A suas atitudes diante dos sonhos traumáticos te dirão se você venceu este sofrimento ou não. Se você se esconde dos desafios que aparecem, significa que ainda é preciso trabalhar em cima deste trauma. Mas se os enfrenta, é muito provável que você esteja no caminho de superar, se não, já ter superado este trauma.
Sonhos Proféticos
Estes são mais raros, pois aparecem como uma premonição do futuro. Nada muito grandioso, apenas pequenos acontecimentos, como prever que algum objeto vai quebrar ou que você passará por uma rua em específico.
Sonhos Prospectivos
Dormir pensando em um monte de pergunta sem resposta, e no dia seguinte, você de repente acorda com uma solução para tudo. Às vezes descansar é o segredo!
Sonhos Extra-sensoriais
Este sonho também é tão raro quanto o profético, mas neste caso, envolve a morte de alguém que acaba se tornando realidade.
Sonhos Compensatórios
Estes são os mais comuns! Eles geralmente te mostram o que você precisa trabalhar em sua vida: medos, relações, objetivos, frustrações, defeitos, hábitos, etc. Ou por exemplo, se você se encontra em um momento muito triste da sua vida, você sonha que está extremamente feliz.
Agora que você tem plena consciência dos tipos de sonhos que seu inconsciente traz, é hora de seguirmos para próxima etapa, complementando ainda mais os significados.
As pessoas que aparecem no sonho podem trazer inúmeros significados e respostas para nós. Elas podem ser fragmentos da nossa psique, mostrando um aspecto de nós mesmos ou podem refletir os nossos relacionamentos. Como diferenciar?
Se estas pessoas são próximas à você e aparecem nitidamente, seu sonho é objetivo, ou seja, reflete a sua relacionamento com elas. Mas se elas são desconhecidas, ou até são conhecidas, mas aparecem um pouco diferente do que são na vida real, seu sonho é subjetivo, ou seja, representa fragmentos da sua psique.
Não existe uma totalidade no quesito subjetivo e objetivo. Na maioria dos sonhos você vai encontrar demonstração de ambos.
A próxima etapa é identificar de qual gênero estas pessoas são.
A psique de todos os seres humanos é constituída pela junção do feminino e masculino.
Nas mulheres, a parte masculina é chamada de animus e nos homens, a parte feminina é chamada de anima.
O animus representa o lado mais racional e cético das pessoas, enquanto a anima representa o lado mais intuitivo e emocional.
Se você é uma mulher e sonha com um homem, pode significar que você precise trabalhar alguma questão ou relação da sua vida de forma mais racional..
Se você é homem e sonha com uma mulher, pode significar o inverso, que você precise desapegar do lado racional e acreditar mais em sua intuição.
Se sonhamos com o mesmo sexo, significa que estamos vendo nossa própria sombra. A sombra remete aquelas características mais cabeludas, sabe? Segundo Jung, é o lado obscuro da nossa psique, o lado escondido, o que reprimimos e negamos aceitar. Como os defeitos, por exemplo.
Ainda assim, mesmo com todas essas explicações, cada sonho vai apresentar um significado único para cada pessoa. Portanto, o penúltimo passo é se perguntar quais experiências você viveu no sonhos. Por exemplo:
“Sonhei que estava caminhando uma praia vazia junto com o meu gato me senti muito liberta.”
E a última etapa é correlacionar os aspectos dos seus sonhos com o seu contexto de vida. Seguindo o mesmo exemplo:
“Sonhei (sou uma mulher) que estava caminhando uma praia vazia junto com o meu gato me senti muito liberta. Mas de repente apareceu meu chefe (homem) e ele disse pra eu voltar para o escritório.”
Interpretação 1)
Chefe
Não lembro claramente do rosto do meu chefe, mas sei que ele era homem. Então é muito provável que ele represente o meu lado masculino, o meu animus, aquele que me cobra uma postura racional diante de tudo. No fim, este sonho representa uma cobrança interna minha de ficar o tempo todo trabalhando para distrair a cabeça de questões mais profundas.
Gato
Já meu gato do sonho era igualzinho o meu gato da vida real. Talvez ele tenha aparecido porque quando estou com ele me sinto mais livre, sabe? Desencano um pouco dos meus problemas.
A praia
Praias desertas remetem uma paz interna. É como se todas as minhas angústias pessoais estivessem resolvidas e o silêncio finalmente pudesse ser contemplado, e eu pudesse viver o presente. Quando eu era criança me sentia exatamente, mas hoje em dia já mais difícil diante de tudo que estou passando.
Interpretação 2)
Chefe
Era meu chefe escrito no sonho! Acho que é porque eu preciso me posicionar melhor em relação à ele. Ele me pede muita coisa em momentos inapropriados e eu nunca sei dizer não. Acabo trabalhando praticamente 24h por dia. É melhor eu trabalhar minha coragem e atitude de confrontá-lo quando preciso.
Gato
Já gato do sonho era um pouco diferente, mas ainda assim sentia que era meu. Ao contrário do cachorro, o gato costuma significar liberdade, fuga, desapego. Vou me desapegar desse vício de trabalho que me acorrenta 7 dias por semana e usar minha energia para melhorar outras questões minhas que me trarão liberdade.
A praia
Praias desertas remetem uma paz interna. É como se todas as minhas angústias pessoais estivessem resolvidas e o silêncio finalmente pudesse ser contemplado e eu pudesse viver o presente. De fato, não consigo viver o presente diante de tanto trabalho e questões internas que evito.
Este é apenas um exemplo, baseado na mente da pessoa que está escrevendo. Outras pessoas podem ter o mesmo sonho e encontrar significados completamente diferentes.
Para analisar sonhos é preciso analisar a própria vida: passado, presente e até mesmo o futuro. É importante conhecer a si mesmo, e abrir a mente para as mensagens que o inconsciente quer ter passar, mas que você se recusa a aceitá-las.