Como dar banho em recém-nascido: cuidados importantes com o bebê

Após a chegada do bebê, um dos grandes desafios dos pais é dar banho em recém-nascido. A tarefa exige cuidado, pois a criança ainda não fica sentada sozinha, mas não é tão complicada quanto parece. 

7 dicas de como dar banho em recém-nascido e cuidados importantes

A doutora Cláudia trouxe dicas para ajudar no banho do recém-nascido. Confira abaixo quais são elas:

  • Local onde dar o banho: segundo a pediatra, “deve ser com espaço suficiente para movimentar-se sem dificuldade. Além disso, portas e janelas devem estar fechadas para manter o ambiente aquecido, principalmente em dias frios”.
  • Temperatura da água: “deve estar entre 36 °C e 37 °C. Antes de colocar o recém-nascido na água, é importante usar termômetro ou antebraço para verificar a temperatura da água, nunca o cotovelo”, explicou Cláudia, justificando que temos menos sensibilidade no cotovelo, por isso ele não pode ser usado para analisar a temperatura da água.
  • Quantidade de água: a doutora comentou que “a quantidade de água na banheira deve ser na altura do umbigo com o recém-nascido na posição deitada.” Ela também recomenda deixar tudo o que você precisar para o banho ao seu alcance.
  • Começar pela cabeça: Cláudia deixou claro que “você deve lavar a cabeça do recém-nascido em primeiro lugar, depois continuar com o restante do corpinho”.
  • O banho deve ser rápido: a pediatra ressaltou que “o banho precisa ser rápida, para que a água não esfrie. Além disso, você não deve deixar o bebê sozinho nem por um segundo”.
  • Horário ideal: para Cláudia, não há um horário ideal. Ela explicou que “o horário ideal é aquele em que o cuidador tenha maior disponibilidade”. No entanto, relembrou que “nos meses de frio, escolher a hora mais quente do dia”. A pediatra também trouxe uma dica extra sobre o horário: “o banho de noite acalma o bebê, proporcionando um sono mais tranquilo”.
  • Produtos específicos para bebês: “usar produtos específicos para bebê e preferir o sabonete líquido com pH mais ácido (mais próximo do pH da nossa pele), que pode ser usado da cabeça aos pés”. A doutora especificou que shampoos só podem ser usados após os 6 meses de vida.

Conseguiu perceber que dar banho em recém-nascido não é tão difícil? A pediatra também comentou sobre o uso de hidratante para bebês, dizendo que podem ser usados após o banho, desde que sem cheiro e sem corantes. Quanto aos talcos, o melhor é evitar, pois “ressecam a pele e têm risco de aspiração”.