Menstruação e ovulação têm tudo a ver, sim

A duração do ciclo reprodutivo da mulher equivale ao número de dias contados desde o primeiro dia da menstruação até o dia anterior à próxima menstruação. O número de dias é a duração do ciclo, mas a quantidade de dias varia para cada mulher. E pode variar também em cada ciclo.

Muitas mulheres só vão pensar no assunto ovulação quando querem engravidar. Mas, afinal, o que é a ovulação e o que ela tem a ver com a menstruação? Ovulação é a fase do ciclo menstrual em que o óvulo é liberado pelo ovário, que segue até as trompas para ser fecundado e chega ao útero onde o óvulo fecundado se implanta. O período fértil ocorre normalmente no meio ciclo, mas não é uma regra absoluta. É difícil calcular o período fértil em casos de menstruação irregular. É durante a ovulação que o desejo da mulher costuma aumentar.

Já a menstruação é o fluxo de sangue provocado pela descamação das paredes uterinas que formam o endométrio, quando não ocorre a fecundação. Na teoria, não é possível engravidar durante este período de sangramento, já que menstruação é a “descamação” do endométrio, camada que é preparada para receber a gestação. Porém, o corpo não é uma máquina exata, por isso é sempre bom tomar medidas preventivas para evitar o risco.

Muitas vezes, o período da menstruação é acompanhado de indesejáveis cólicas. Exercícios físicos podem ser um bom aliado para aliviar o desconforto.

A pele da mulher também pode sofrer algumas alterações durante a menstruação, como acne e aumento da oleosidade, que podem ficar mais acentuadas neste período. É verdade também que os hormônios podem provocar inchaços no corpo feminino durante o período menstrual por causa da retenção líquida. Uma sessão de drenagem linfática e manter a atividade física são recomendados.

A maioria das mulheres sofre desconfortos como inchaço nos seios, pernas e abdome e indisposição durante o período pré-menstrual e menstrual, a chamada TPM ou tensão pré-menstrual.

Importante lembrar que é sempre recomendável procurar um ginecologista para confirmar que a saúde ginecológica está em ordem.

Fonte: Febrasgo