Você sabe o que é sarcopenia?
Sarcopenia é um processo degenerativo que cursa com perda de massa muscular, força e performance física. Esse processo se inicia aos 40 anos e é consequência de alterações hormonais, lentificação da regeneração muscular e síntese de proteínas.
Esse assunto foi descrito pela primeira vez em 1989 e ganhou importância, na medida em que a população tem uma expectativa de vida maior e enfrenta alterações e doenças que eram pouco abordadas há alguns anos.
As pessoas começam a se preocupar com os músculos e osteoporose dos 50 aos 64 anos, mas só vão notar a perda quando os músculos se tornarem uma questão de saúde e não mais de estética.
À medida que envelhecemos, é inevitável estarmos diante de perda de mobilidade, força e equilíbrio. Estas características são fundamentais para evitarmos quedas, fraturas e até invalidez temporária ou permanente. Toda limitação física nos leva a restrições e consequentemente à piora da qualidade de vida.
Como em muitas situações na medicina, estamos sendo tratados das consequências da falta de prevenção. O tratamento dos ossos e articulações podem ser muito minimizados, se prestarmos mais atenção à nossa musculatura, que normalmente não é valorizada. As “doenças” da coluna e articulações são muito frequentes atualmente.
Combater a sarcopenia irá melhorar sua qualidade de vida durante o envelhecimento. Temos que inserir a cultura de ganho e manutenção da massa muscular. Profissionais como o médico, o fisioterapeuta, o educador físico e o nutricionista podem auxiliar na avaliação e recuperação.
Dieta adequada (“com pratos bem coloridos”), atividade física regular e moderada e em alguns casos suplementos nutricionais, são fundamentais para manter e retardar a perda muscular e envelhecer de forma mais saudável.
Dr. Ricardo Faure Fonte: Revista “Ser Médico” (Aglaé Silvestre)