Remédios para regular o ciclo menstrual

O ciclo menstrual irregular pode ser provocado por vários fatores, como presença de miomas uterinos, endometriose, problemas de ovulação, uso de determinados anticoncepcionais, distúrbios sanguíneos, problemas na gravidez ou lactação, adenomiose, problemas de tireoide ou síndrome do ovário policístico, por exemplo.

Por esta razão, os remédios usados para regular o ciclo menstrual devem ser adaptados a cada caso e devem tratar a doença ou a causa que está na origem do problema. Em alguns casos, pode mesmo ser necessário recorrer a uma cirurgia.

Alguns dos remédios que podem ajudar a regular o ciclo menstrual irregular são:

1. Anticoncepcionais

Os anticoncepcionais são os medicamentos mais usados para regular o ciclo menstrual da mulher. Além de serem usados para evitar uma gravidez, eles são também eficazes no tratamento de miomas uterinos, já que ajudam a aliviar a intensidade da menstruação e a reduzir o tamanho do mioma e ajudam também a reduzir os sintomas causados pela endometriose, porque ajudam a regular o ciclo menstrual, prevenindo o crescimento de tecido endometrial dentro e fora do útero.

Além disso, também podem ser usados para regular o ciclo menstrual em pessoas com adenomiose, que tenham sangramentos intensos ou que sofram de síndrome dos ovários policísticos.

Existem ainda casos de pessoas que já tomam anticoncepcionais e continuam a ter um ciclo menstrual irregular. Nestes casos, a pessoa deve falar com o médico para mudar de anticoncepcional.

2. Remédios para regular a tireoide

Em alguns casos, o ciclo menstrual irregular pode resultar de hipotireoidismo, que é uma doença endócrina caracterizada pela baixa atividade da tireoide, que produz menos hormônios do que aquilo que é necessário para o bom funcionamento do organismo. Nestes casos, o tratamento consiste na administração de remédios que repõem os valores, como é o caso da levotiroxina.

3. Ácido tranexâmico

Este medicamento é um agente antifibrinolítico, que garante uma maior estabilidade do coágulo sanguíneo, sendo por isso bastante utilizado no tratamento de episódios hemorrágicos. 

4. Anti-inflamatórios

Os anti-inflamatórios também são indicados em algumas doenças que tornam o ciclo menstrual irregular, como é o caso dos miomas, reduzindo assim as cólicas menstruais intensas e o excesso de sangramento causado pelos miomas.

Além disso, também podem ser usados para tratar a adenomiose uterina, de forma a reduzir a inflamação do útero e aliviar as cólicas menstruais.