O papel das empresas na prevenção ao câncer de mama

Cerca de 19 mil mulheres morrem de câncer de mama, por ano, no Brasil – dado divulgado no Portal do Hospital Nove de Julho. É um número alarmante, que pode ser diminuído sensivelmente, desde que sejam realizados os cuidados necessários: como a realização do autoexame periodicamente e consultas médicas regulares.

Quando o câncer na mama é detectado nos estágios iniciais, a chance de cura é de, em média, 88,3% dos casos, segundo o INCA. Com esse dado, dá pra entender a importância e urgência de promover o autoexame e o diagnóstico.

O câncer de mama é a doença de maior incidência entre as mulheres no Brasil e no mundo, por isso tamanha relevância do movimento Outubro Rosa – uma campanha mundial de conscientização e alerta da sociedade para a necessidade do diagnóstico precoce da doença.

No Brasil, a primeira manifestação do Outubro Rosa ocorreu em 2002, com a iluminação cor de rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (o Obelisco do Ibirapuera). A partir daí, este movimento ganhou força no país e vem gerando uma crescente mobilização das pessoas, órgãos do terceiro setor e principalmente empresas comprometidas com a causa.

As empresas já entendem que uma gestão comprometida com o bem estar físico e mental de seus colaboradores e colaboradoras, reflete diretamente no resultado dos negócios e, diante desta constatação, já possuem seus calendários anuais de ações de atenção à saúde, como o Outubro Rosa.

Hoje em dia, algumas das melhores práticas do mercado corporativo para fortalecer esta mensagem de conscientização são:

Comunicação: Realizar um fluxo de comunicações por meio de conteúdos informativos via e-mail, comunicados na intranet, TVs internas, cartazes e redes sociais da empresa.

Dia da prevenção: Pode-se instituir, dentro do mês de outubro, a liberação das mulheres, no horário de expediente para que se consultem com um médico e realizem exames preventivos.

Ações nas dependências da empresa: Espalhar pelos ambientes da corporação, adereços na cor rosa e distribuição de botons ou materiais que carreguem o famoso símbolo da campanha, o laço rosa.

Eventos: Realizar reuniões, debates e palestras com informações sobre a campanha Outubro Rosa, sobre o câncer de mama e seus cuidados e, neste dia, oferecer dentro da empresa os serviços de profissionais como massagistas, fisioterapeutas (ergonomia), manicures, entre outros, como atrativo para garantir a maior adesão do público.

Dia do Rosa: Estipular um dia para que todos os colaboradores e colaboradoras vistam-se na cor rosa, como forma de mobilização e atenção à causa.

Promover o dia da saúde: Com atividades fora da empresa, como: caminhadas, corridas, quick massagem, sempre acompanhadas por profissionais da saúde, que irão oferecer informações sobre hábitos saudáveis e preventivos aos participantes.

Essas são algumas ações que podem te inspirar a promover o Outubro Rosa na sua empresa. Então escolha o formato que mais combine com o público da sua empresa.

Fonte: Laços Corporativos