Janeiro Branco e Saúde Mental em tempos de Pandemia
O ano de 2022 começou com a variante Ômicron se espalhando com rapidez em vários países e causando um grande aumento dos novos casos de Covid-19.
Com a pandemia entrando no terceiro ano consecutivo, a população mundial continua querendo saber quando a mesma chegará ao fim.
A pandemia já nos mostrou a necessidade de intensificar o cuidado com a saúde mental e como isso fez toda a diferença para manejar situações de adversidades.
O distanciamento físico e o aumento da desigualdade foram alguns dos fatores que facilitaram o sofrimento psíquico nos últimos 2 anos!!
Tudo isso, somado ao medo do contágio, às incertezas e ao luto vivido por quem perdeu um ente querido para a Covid-19, completaram um cenário desafiador para a mente humana, com ingredientes propícios para o sofrimento psicológico.
O bem-estar emocional é um dos componentes para um estado de equilíbrio e felicidade e esse bem-estar pode ser estimulado e aprimorado, mesmo diante de mudanças e desafios.
O ano de 2022 abre novamente caminho para o autoconhecimento e a ressignificação.
É preciso estar aberto e disposto a olhar para si mesmo, enxergar o modo que se vivencia as próprias emoções e frustrações, perceber como você está agindo em relação às adversidades que a vida novamente lhe impõe e buscar mais significados para as situações que estamos vivenciando.
Segundo especialistas da OMS, é necessário muita cautela e os comportamentos de cada pessoa terão um impacto na contenção da transmissão do coronavírus.
As medidas incluem:
• Evitar aglomerações,
• Utilizar máscaras da maneira correta;
• Higienizar bem as mãos
• E vacinar!
A OMS acredita que 2022 poderá ser o ano do fim da fase aguda da Covid-19.
Assim seja 🙏🏼
Cuide-se e proteja-se !
Dra. Patrícia Pereira Faure
Psicóloga / Psico-Oncologista / Saúde Mental CRP 06/60388
Fonte : OMS