Entenda o que é Menopausa Precoce e como tratar
A menopausa precoce ou prematura é causada pelo envelhecimento dos ovários antes do tempo, ocorrendo a perda de óvulos em mulheres com menos de 40 anos, o que traz problemas de fertilidade e dificuldades para engravidar em mulheres mais jovens.
Em uma fase inicial, o envelhecimento precoce dos ovários pode ser um problema silencioso, que não causa sintomas, pois a mulher pode continuar tendo a menstruação, e sem saber pode estar caminhando para uma menopausa precoce. Porém, já existe um teste para avaliar a fertilidade, que pode ser feito por mulheres mais jovens para avaliar o seu risco de vir a desenvolver a menopausa precoce.
A menopausa precoce é causada por uma deficiência na produção do hormônio estrogênio no organismo, e causa sintomas idênticos aos da menopausa, antes dos 40 anos de idade, como:
- Ciclos menstruais irregulares, com intervalos longos, ou ausência completa de menstruação;
- Instabilidade emocional como mudanças bruscas de humor e irritabilidade sem causa aparente;
- Diminuição da libido e falta de desejo sexual;
- Ondas de calor repentinas, que surgem em qualquer ocasião e inclusive em locais frescos;
- Suor excessivo, especialmente durante a noite;
- Secura vaginal.
Entre as principais causas da menopausa precoce estão a idade, pois é mais comum entre os 35 e os 40 anos, e história de falência ovariana precoce na família, e o primeiro sintoma que surge é a menstruação irregular ou a falta de menstruação.
Remédios para reposição hormonal
O tratamento da menopausa precoce é feito através de tratamentos de reposição hormonal com estrogênios, que servem não só para aliviar os sintomas causados pela falta de estrogênio no organismo, como também para manter a massa óssea e evitar o surgimento de doenças como a osteoporose. Alguns indicados são estradiol e progesterona combinada com um estrogênio.
Tratamento alternativo
Para diminuir os sintomas da menopausa precoce o tratamento pode ser completado com a prática de atividade física regular, e tratamentos alternativos como acupuntura que ajuda a reequilibrar as energias do corpo e os sintomas da menopausa. Ervas e plantas medicinais também podem ser uma grande ajuda, sendo indicado tomar o chá de amora, ou aromaterapia com essa mesma planta.
O que comer na menopausa precoce
Na menopausa precoce é recomendada uma dieta rica em soja, castanha e gengibre, por exemplo, e com suplementos alimentares como a lecitina da soja, de acordo com indicação do médico. Além disso, na alimentação deve ser evitado o consumo de cafeína, de chá verde e de chá preto, e de alimentos ricos em gorduras porque nessa fase é mais fácil engordar.