DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

O meio ambiente pode ser definido como “um conjunto de fatores físicos, químicos e biológicos que permite a vida em suas mais diversas formas”. Todas as pessoas têm o direito a um meio ambiente equilibrado, portanto a sua preservação é essencial e o equilíbrio dos sistemas e do ser humano é fundamental. Os processos de degradação decorrentes das ações do homem, que vem se intensificando e a necessidade de sua preservação tem sido objeto de preocupação há anos.

            No dia 5 de junho comemoramos o “Dia Mundial do Meio Ambiente”, que foi estabelecido pela ONU, para a conscientização da sua preservação. Esta data torna-se muito importante, na medida em que dependemos desta “convivência” para sobreviver. O meio ambiente é essencial à sadia qualidade de vida e o poder público e a coletividade devem defendê-lo e preservá-lo para a sobrevivência do ser humano. Não podemos destruir mais do que cultivamos. Enquanto estivermos vendo devastações aumentando, o futuro não é promissor. A sustentabilidade ambiental e ecológica é fator necessário para a manutenção do planeta.

            O meio ambiente nos traz vários benefícios: alimentos variados e saudáveis, água, manutenção da temperatura e qualidade do ar além de ser grande coadjuvante na prevenção e tratamento de doenças, interferindo positivamente em fatores emocionais, psicológicos e espirituais.

            Será que estamos tratando nossa vegetação nativa de forma adequada? O consumo de carne deveria ter uma conotação tão industrializada? Estamos aproveitando o que o meio ambiente pode nos proporcionar de benefício e retirando dele o realmente necessário?

– Procure descartar o lixo de forma adequada (recicle / reutilize)

– Economize água / energia

– Plante árvores, torne as cidades mais verdes, restaure jardins

– Consuma com moderação e de forma consciente – procure aperfeiçoar o conceito de minimalismo.

            Tenha em mente o conceito e necessário equilíbrio deste trinômio: Ser supremo / Natureza / Ser humano. Vamos fazer a nossa parte e aprender com esta nova geração, que pode fazer as pazes com a natureza.

Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente (1972): 

Os recursos não renováveis da terra devem empregar-se de forma que se evite o perigo de seu futuro esgotamento e se assegure que toda a humanidade compartilhe dos benefícios de sua utilização.”

Dr. Ricardo Faure                              Fonte: climatempo.com.br / ecodebate.com.br