A PANDEMIA E NOSSA ROTINA
Hábitos cotidianos foram alterados com o distanciamento social, necessário para prevenção da COVID-19. Aprendemos muito até aqui: como tratar a doença, o quanto podemos e temos que sair, quais as coisas que realmente importam e o que é imprescindível fazermos.
O distanciamento social foi muito importante para que o sistema de saúde pudesse se adaptar à nova realidade que estamos vivendo. Mas, neste momento em que o número de casos está diminuindo, os hospitais de campanha foram fechados e o sistema de saúde pode absorver o número de novos casos da doença, temos que começar a voltar às nossas rotinas mais essenciais.
Nos primeiros 3 meses de quarentena, 50 mil diagnósticos de câncer deixaram de ser feitos e até agora quase 400 mil cirurgias eletivas deixaram de ser realizadas. Esta demanda reprimida está começando a refletir, principalmente no sistema público de saúde, que em condições normais, já trabalha sobrecarregado.
Os consultórios são locais onde a transmissão da doença é considerada baixa e principalmente quando são tomadas medidas para minimizar os riscos como álcool gel, distanciamento de consultas, uso de máscara obrigatório, além da higienização com maior frequência.
A saúde é um bem que deve ser preservado e os exames de prevenção e sua consulta de rotina não devem ser mais postergados. Basta apenas que sejam tomados os cuidados necessários para a proteção de todos.
Retomem os controles e façam seus exames de prevenção !!!!
Equipe CEMEP